01- A criança tem o direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. (deveres e direitos)

02- A criança tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidades de se desenvolver em condições de igualdade, com liberdade e dignidade.(errar é humano)

03- A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.(gente tem sobrenome)

04- A criança tem direito à alimentação, direito de crescer com saúde e a mãe deve ter cuidados médicos antes e depois do parto. (de umbigo a umbiguinho)

05- A criança deficiente tem direito à educação e cuidados especiais. (natureza distraída)

06- A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade. (cada um é como é.)

07- A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social. ( bê-a-bá )

08- A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro. (é bom ser criança)

09- A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico, mental ou moral (castigo não.)

10- A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver suas capacidades para o bem de seus semelhantes. ( imaginem)