O "LEITE MATERNO"

O corpo da mãe começa a se preparar para a amamentação já na gravidez, quando vários hormônios agem nas glândulas mamárias, fazendo elas crescerem. Assim, quando o bebê nasce, as mamas já estão prontas para produzir leite. Inclusive algumas mães começam a produzir leite no final da gestação.

Se a mama passa toda a gravidez preparando-se para produzir leite, seria muito estranho que, justamente depois do nascimento do bebê, o leite sumisse repentinamente. Não é verdade?

Mas por que ouve-se tanto a frase "eu queria amamentar meu filho e não consegui?" Essa situação ocorre por vários motivos, como a técnica inadequada em amamentar, ansiedade materna, falta de orientação durante a gestação, estresse da mãe e da familia, falta de apoio e influências negativas de parentes e, também, de pessoas próximas.Raramente a mãe não consegue amamentar por motivo fisiológico ou clínico.

RARAS SÃO AS MÃES QUE NÃO PRODUZEM LEITE
Tanto o estresse emocional como o fisiológico pode fazer com que ela não consiga amamentar. Mas leite, a mãe tem.

NENHUMA MÃE NASCE SABENDO AMAMENTAR
Esse é um processo de aprendizado como andar e falar. Por isso, a mãe precisa ser orientada por especialistas no assunto, como pediatras e nutricionistas. E mais; ela precisa de atenção, carinho, apoio e tranquilidade.

POR QUE O LEITE DESAPARECE DE REPENTE?
A mãe pode ter leite num determinado momento e, logo em seguida, ele não sair mais da mama. Isso tem uma explicação: o hormônio ocitocina é influenciado por fatores emocionais, como estresse, cansaço e ansiedade. Então, basta a mãe ficar ansiosa para que seu leite não saia.

O QUE É COLOSTRO?
Existe uma reserva de leite já formada antes do nascimento em minúsculas bolsas da mama, que é chamada de colostro ou o primeiro leite. Ele é diferente, tem cor amarela e é "grosso". A sua principal função é proteger o bebê recém-nascido de doenças infecciosas.

A CRIANÇA SABE O MELHOR HORÁRIO PARA MAMAR
Mas isso não significa que a mãe deve dar o peito todas as vezes em que o bebê chora. Cólica, frio, calor, estresse, insegurança e necessidade de carinho também são causas de choro. Se o peito for oferecido toda vez que o bebê chorar, ele não vai mamar direito, aumentando a ansiedade de ambos.

DESMAME PRECOCE
Ocorre quando a criança deixa de mamar o leite materno antes de 4 meses, o que não é aconselhável. Criança alimentada exclusivamente com leite materno, pelo menos até o quarto mês de vida, tem menos risco de ficar doente.

O QUE FAZER QUANDO O PEITO FICA MUITO CHEIO DE LEITE
O melhor é tirar o leite manualmente. Não devem ser usadas compressas quentes ou frias, o alívio é só momentâneo e, depois, acaba piorando o quadro.

DEVEM SER USADAS BOMBINHAS PARA TIRAR O EXCESSO DE LEITE DO PEITO?
Não. As bombinhas traumatizam os mamilos e dificultam a próxima mamada.

DAR DE MAMAR CAUSA DOR?
Isso só acontece quando o bebê pega a mama de forma incorreta.

POR QUE AS MÃES SENTEM DOR NO ABDOME DURANTE AS MAMADAS?
Essa dor nada mais é que a contração do útero. Isso significa que a "barriguinha" que ficou, depois do parto, está diminuindo.

POR QUE OS BEBÊS TEM GASES?
Os gases são formados pela entrada de ar enquanto a criança mama e pela fermentação do açucar do próprio leite, durante a digestão. Eles podem causar dor e desconforto no bebê.

O QUE FAZER DURANTE A GRAVIDEZ PARA EVITAR AS RACHADURAS NOS MAMILOS?
Tomar banhos de sol diretamente nos mamilos por 15 minutos todos os dias. Ou banho de luz, também diário, com uma lâmpada de 40 watts, distante, mais ou menos, um palmo da mama.

LEITE MATERNO NO TRATAMENTO DAS FISSURAS DOS MAMILOS
O próprio leite materno é cicatrizante, ajudando no tratamento das rachaduras e fissuras. É recomendável que a mãe utilize-o para lubrificar a área de sucção, antes e após colocar o bebê para mamar.

COMO AUMENTAR A QUANTIDADE DE LEITE
O melhor estímulo para aumentar a produção de leite é a sucção que o bebê faz no peito da mãe.

O QUE A MÃE DEVE FAZER QUANDO TEM POUCO LEITE
Ter pouco leite é uma situação totalmente reversível. Em menos de três dias, a produção aumenta, desde que o bebê continue a sugar a mama e não tome outro tipo de leite.

BEBÊ NÃO PRECISA BEBER ÁGUA
Bebê que só mama no peito não precisa de chás, suco ou água. Só o leite é suficiente para hidratá-lo. Mas, se esses alimentos forem dados, após orientação do pediatra, o melhor é oferecê-los na colher ou no copinho.

DEVE-SE COMPLEMENTAR COM OUTRO LEITE ENQUANTO O DA MÃE NÃO "DESCE"?
Não, pois desta forma a produção e saída do leite materno não serão estimuladas, criando assim um ciclo vicioso, que pode levar ao desmame precoce.

EM ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO O BEBÊ NÃO PRECISA FAZER COCÔ TODOS OS DIAS
Isso acontece porque o leite materno é totalmente aproveitado pelo organismo da criança, formando pouco resíduo no intestino. Neste caso, a pequena quantidade de fezes é confundida com constipação.