Injúrias em crianças como ocupantes de "VEÍCULOS AUTOMOTORES"

QUANDO E ONDE OCORREM AS INJÚRIAS E AS MORTES:
•75% dos acidentes com veículos automotores ocorrem dentro dos 35Km próximos das nossas casas. E mais, 60% destes acidentes acontecem em ruas onde o limite de velocidade é de 40 Km/hora ou menos.
•A severidade do acidente com veículo automotor e a injúria resultante são intensificados com o aumento da velocidade deste veículo na hora do impacto. A velocidade é um fator envolvido em 30% dos casos fatais.
•Em 1996, o aumento do limite de velocidade esteve associado com um aumento de 12% nas mortes de 1/5 de todas as mortes no tráfego entre crianças de 14 anos ou menos, envolviam álcool. Em quase 2/3 das mortes de passageiros envolvendo motoristas bêbados, a criança estava no carro dirigido pelo motorista alcoolizado.

ONDE ESTÁ O RISCO:
•Dirigir sem proteção é o maior fator de risco para mortes e injúrias entre crianças ocupantes de veículos automotores. Aproximadamente 40% das crianças com 4 anos ou menos viajam desprotegidas, expondo-as a um risco duplo(morte e injúrias) quando comparadas àquelas que viajam protegidas.
•Entre crianças de 14 anos ou menos, mortas em acidentes, como ocupantes do veículo automotor em 1997, 63% não estavam usando equipamentos de segurança na hora da colisão.
•Os cuidados com os acentos de segurança para crianças são desprezados. Está estimado que, aproximadamente 80% das crianças que são colocadas em acentos de segurança, estão impropriamente protegidas.
•Motorista usando cinto de segurança está positivamente associado com criança protegida. Em um estudo de acidentes de carros, 94% das crianças estavam usando dispositivo de segurança quando os motoristas usavam cinto de segurança enquanto somente 30% das crianças estavam protegidas se o motorista não estivesse fazendo uso do cinto.
•O banco traseiro é o lugar mais seguro para as crianças serem conduzidas nos automóveis. Está provado que crianças com menos de 12 anos estão 36% menos expostas à morte em um acidente automobilístico, se estiverem corretamente sentadas nos bancos traseiros dos veículos.

SISTEMA DE PROTEÇÃO:
•Os assentos de segurança para crianças são extremamente efetivos quando corretamente usados e instalados nos automóveis, reduzindo o risco de morte para 71% em crianças entre 4 e 12 anos e para 54% em crianças abaixo de 4 anos de idade.
•Estima-se que mais de 300 crianças com menos de 4 anos de idade foram salvas como resultado dos sistemas de proteção em 1997. Se todas as crianças passageiras dos veículos estivessem protegidas, estima-se que mais 200 vidas poderiam ser salvas e 20.000 injúrias poderiam ser prevenidas anualmente.
•Cintos de segurança para adultos não protegem adequadamente as crianças entre 4 e 8 anos de traumas em um acidente. Apesar dos assentos elevadores (booster) serem a melhor maneira de protegê-los, somente 5% destas crianças usam adequadamente estes assentos elevadores.
•Os sistemas de segurança fornecem a maior proteção contra a ejeção de um veículo quando de um acidente. Quase 3/4 dos ocupantes ejetados de veículos em acidentes morrem.

 

dicas.GIF (3075 bytes)

•Sempre use assentos de segurança e/ou cintos de segurança corretamente instalados durante todo o tempo da viajem. Mantenha as crianças abaixo de 12 anos sempre no banco de trás corretamente protegidas.

•Crianças com menos de 1 ano de idade ou 10 Kg de peso precisam ser colocadas em assentos adequados no banco de trás e viradas para a parte traseira do veículo. Nunca coloque uma criança com até 1 ano de idade no banco da frente de veículos que possuam "air bag" para o passageiro, mesmo em assentos especiais e viradas para trás. (Não coloque nenhuma criança com menos de 12 anos nos bancos da frente de veículos que possuam "air bag" para os passageiros)

•Crianças com mais de 1 ano de idade e entre 10 a 20 Kg, podem ser colocadas em assentos de segurança no banco traseiro voltadas para a parte dianteira do veículo.

•Crianças entre 4 e 8 anos ou 20 a 40 Kg, devem usar um assento elevador(booster) durante todo o tempo da viajem, junto com o cinto de segurança de três ou quatro pontos do veículo, sempre no banco traseiro.

•Leia sempre o manual de instruções dos assentos de segurança que você adquirir e também o manual de seu automóvel para proceder a adequada instalação destes dispositivos de segurança.